terça-feira, novembro 29, 2005

Linked In - hi5 profissional!

Já toda a gente ouviu falar do hi5, já toda (ou quase) gente tem uma conta no hi5, conheço pessoas com 62 que têm uma conta no hi5, conheço até pessoas que tinham uma conta no hi5 e não sabiam... toda a gente sabe que a utilidade do hi5 não é muita.
Quase toda a gente usa aquilo como uma caderneta da panini para coleccionar amigos ou então como base de dados para engates futuros.

O hi5 parecia ser vocacionado para manter uma rede, virtual, de amigos actualizada, mas como a maior parte das pessoas aceita toda a gente como amigo, as redes não são muito verídicas...e a cada nova actualização do hi5 se vai notando que este é mais vocacionado para engates.

Não sei se já repararam mas quando escolhem 'ver toda a sua rede' apenas aparecem as pessoas do sexo oposto ao vosso... e claro que o que também ajuda, a que o hi5 seja uma base de dados de engate, é o facto das pessoas (não digo mulheres para não parecer machista...mas o facto é que noto muito isto nas fotos das mulheres...e, claro, nos comentários dos homens às fotos das mulheres) escolherem as fotos mais 'sensuais' para porem no hi5. Por vezes encontram-se fotos que não destoariam na capa da Maxmen... É verdade que são fotos que são agradáveis à vista, mas não é menos verdade que são fotos que apelam mais aos instintos animais das pessoas do que à sua inteligência. Claro que algumas das fotos não apelam a nenhuma dessas coisas...mas apenas nos fazem ter pena da pessoa que as pôs lá e nos faz pensar se ela não percebe a figura que está a fazer...

Apesar de alguns exageros e de algumas coisas ridículas o hi5 é um mundo engraçado!

Para colmatar a falha como agenda de contactos mostraram-me no outro dia o LinkedIn, que tem um grau de profissionalismo bastante elevado. Neste site pode-se listar as actividades em que estamos envolvidos, os locais onde estudamos, as nossas skills, etc... no fundo é como que um curriculum on-line e ainda permite criar ligações com pessoas que conheças, receber mensagens de recomendação de pessoas com quem já se trabalhou, mandar mensagens a alguém a pedir emprego na sua empresa e até pedir a algum dos vossos contactos para vos apresentar a alguém na sua rede de contactos!

Comecei a descobri-lo à pouco tempo e portanto ainda não conheço todas as suas funcionalidades, mas parece-me muito porreiro!

Se criarem lá conta podem ver o meu profile através do meu nome -> Simão Castro.

2 comentários:

José Nuno Ferreira disse...

tb ja m inscrevi nisso, mas ainda n sei mt bem se se vai tornar num hi5 sem engates e pouca(ou nenhuma) utilidade práctica...a ver vamos :)

Anónimo disse...

Falando em comunidade profissional, tem a brasileira Opa Syxt - www.syxt.com.br .

É muito boa!