quinta-feira, novembro 16, 2006

Transgressões

No outro dia fui ao Centro Comercial Península, no Porto, e decidi deixar a mota em cima do passeio. É um procedimento perfeitamente normal, deste modo não roubo lugares a carros e não arrisco a que me deitem a mota ao chão, coisa que já me aconteceu por duas vezes.

Quando parei a mota reparei que estava uma Senhora Agente da Polícia Municipal perto do local aonde eu estacionei, olhei para ela e como não me pareceu que lhe estivesse a fazer mossa, fui à minha vida.

Estava eu a ir sossegadito para o Centro Comercial quando ouço o apito da Senhora, volto-me e reparo que ela estava mesmo a chamar-me.

Como sou um cidadão respeitador decidi não fugir (:P) e então fui ter com ela. Chegando ao pé dela ela informa-me do que eu já sei, que a mota estava "em transgressão", eu tentei alegar que normalmente há uma certa tolerância por parte das autoridades relativamente a motas estacionadas em cima do passeio.

Eu disse-lhe que tinha olhado para ela e como ela não tinha feito nenhum sinal a contrariar o meu acto eu pensei que estava tudo bem, parece que devia ter ido ter com ela a pedir autorização, tudo bem é aceitável.

Mas o que eu achei mais engraçado não foi a falta de tolerância da Senhora Agente, mas a conversa que veio a seguir.

Disse-me ela que aquilo não era aceitável por ter sido feito em frente a ela e, ainda para mais, num local com tantos lugares para estacionar, ao dizer isto apontou em frente e de facto estavam vários carros estacionados, e acrescentou que ainda assim aqueles carros estavam todos em transgressão...

...ou seja ela implicou comigo por ter estacionado em cima do passeio mas nem sequer multou nenhum dos carros que estavam em transgressão, e eram muitos...

Por fim disse-me que não podia deixar ali a mota, porque as pessoas podiam aleijar-se, o que é verdade apesar do passeio ser bastante largo, ainda para mais se passasse um ceguinho podia tropeçar na mota e cair... (acho que ainda não lhe informaram daquela invenção...como é que se chama... pau?... que os invisuais utilizam para evitar tropeçarem... é que também estava ali um poste de iluminação...). O curioso foi que ela me sugeriu que estacionasse em frente a um carro que estava estacionado ao lado do passeio, em transgressão, e acrescentou que estaria na mesma em transgressão, mas que era melhor do que o passeio...


Achei um bocado parvo ela deixar-me estacionar na rua em transgressão, mas não no passeio... É que se é para cumprir a lei, cumpra-se totalmente...

Mas no fundo acho que ela só me chamou à atenção porque eu não fui pedir licença logo quando cheguei... porque de outra maneira não faz sentido...

E no dia em que as motas deixarem de estacionar nos passeios e passarem a ocupar lugares de carros vai ser bonito... como se já não houvesse suficientes problemas de estacionamento.

Sem comentários: