quinta-feira, abril 21, 2005

Papa Bento XVI

O papa que eu conhecia desde que penso que sou gente faleceu à cerca de duas/três semanas e ante-ontem foi eleito um cardeal alemão de nome Joseph Ratzinger. Nunca fui grande fan do papa João Paulo II(sou católico, mas pouco praticante(às vezes por preguiça), às vezes algumas atítudes da igreja fazem-me pensar se não serei apenas cristão), se bem que até tenho uma foto dele na minha cozinha...com um tio meu que é Jesuíta, apesar de também desconhecer quase por completo a sua obra, mas algumas posições que a Igreja apoia fazem-me confusão...e sendo ele o chefe da Igreja tornava-se no natural "bode espiatório". Agora surge este senhor que consta que fez parte da juventude hitleriana, membro do exército alemão no fim da segunda guerra mundial (a princípio fez-me um bocado de confusão...mas já vim a saber que era o destino natural de qualquer jovem alemão, assim como era, antes do 25 de Abril, normal os jovens portugueses fazerem parte da mocidade portuguesa(e ainda diziam os outros que "Abril é Evolução"...)) e chefe da 'nova inquisição' desde há alguns anos, confesso que a cara deste senhor não me causou grande simpatia e não sei se será um bom papa, esperemos que sim para o bem de muita gente, ou esperemos que, pelo menos, não faça a mentalidade católica regredir mais ainda em assuntos tão importantes para a nossa sociedade como o uso de contraceptivos, o aborto, a eutanásia, o casamento entre homosexuais, entre outros. Agora é esperar para ver...pode ser que nos surpreenda.

Simão

ps: depois de inventado o tapa bento, heis que chega o papa bento! esta piada é capaz de não ter nenhuma...piada=P..mas na minha cabeça tem muita piada, ou alguma pelo menos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho engaçado é que ele é Benedictus XVI...porque não Benedito? Bento é o gajo da turma da Mônica e Cebolinha.

Simão disse...

Na verdade Bento ou Benedito são sinónimos ambos querem dizer abençoado que é o significado do nome 'Benedicto' (e não 'Benedictus') escolhido por Joseph Ratzinger. Agora porque é que lhe chamaram Bento e nao Benedito são coisas de jornalistas (se calhar por existir um santo bastante conhecido com o mesmo nome, São Bento, assim como uma ordem relacionada com esse santo, os beneditinos) já que foram eles a publicitar esse nome ao invés de lhe chamarem Benedito, mas no fundo é a mesma coisa.

Simão

ps: E é verdade na turma da Mônica existe um Xico Bento, que por acaso é bastante cómico, como todos os outros=)