sexta-feira, julho 21, 2006

Amigo-da-Onça - Origem

Já toda a gente deve ter ouvido a expressão "amigo-da-onça" (se calhar alguns até já foram apelidados disso:P), pois bem na página da WikiPedia referenciada no Post Abaixo pode-se encontrar a origem dessa expressão!

A expressão “amigo-da-onça” é utilizada para referir-se a um amigo falso, hipócrita, também chamado popularmente de “amigo-urso”. A expressão tornou-se bastante popular no Brasil a partir dos anos 40, quando o cartunista Péricles de Andrade Maranhão criou o personagem Amigo da Onça a partir de uma piada que ouvira.

Piada original
Dois caçadores dividem uma barraca. Um deles pergunta:
- E se aparecesse uma onça agora?
- Eu dava um tiro nela.
- E se você estivesse sem arma?
- Eu usava o facão.
- E se você estivesse sem facão?
- Eu subia numa árvore.
- E se não tivesse árvore?
- Eu corria.
- E se você estivesse paralisado de medo?
- Pô, você é meu amigo ou amigo da onça?

Sem comentários: