sábado, julho 01, 2006

Arrepio

Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo cai, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa para criar calor expandido energia.

Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas.

O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico. Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico (um mecanismo mais eficaz nos nossos antepassados mais peludos).

O músculo eretor do pêlo é o responsável pelo arrepio.

Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

in WikiPedia



Quando leio coisas como estas fico sempre boquiaberto, surpreende-me sempre a percepção da complexidade do nosso organismo. Tenha sido Deus, tenha sido pura evolução somos uns bichos complicados de se fazer, se calhar a alguns níveis muito parecidos com os outros bichos que (ainda :S) populam a Terra mas depois chegamos ao nosso cérebro e acho que, aí sim, batemos todos os níveis de complexidade existentes!

Às vezes julgo que devia ter ido para Biologia!=P

2 comentários:

José Nuno Ferreira disse...

geek!

lol

zomg! click on my ads!

Soraia disse...

Biologia é um mundo :)