quarta-feira, julho 05, 2006

Reclamar Vs Discutir

Qual é a melhor maneira de dizer a um professor que se discorda de uma nota que nos foi atribuída? Qual é a melhor maneira de o dizer sem parecer arrogante e sem contestar a autoridade de quem está ali para nos avaliar?

Ontem depois de muitos F5's lá acabou por sair a nota de LABC. Fiquei com 14 valores mas na Avaliação Global, dada pelo prof, tive apenas 50%. Não tendo tido um desempenho brilhante, no decorrer das aulas e na elaboração dos vários trabalhos e relatórios, julgo que mereço um pouco mais do que uma nota limite entre o negativo e o positivo. A Avaliação Global é apenas uma das componentes de avaliação da disciplina, mas é a componente mais subjectiva e tem um peso de 2 valores na nota final.

Como discordei da minha nota senti-me obrigado a contactar o professor para tentar compreender o porquê dos 50%, mas quando fui para o contactar, via e-mail, deparei-me com as dúvidas supracitadas.

Optei por ser muito genérico no mail, pedindo apenas para falar com o professor a respeito das notas finais da disciplina. Julgo que se abordasse a questão directamente no mail corria o risco de ser mal interpretado, as palavras escritas têm por, mau, "hábito" ser desprovidas de sentimentos e de expressão, e encher um e-mail, para um professor, com smileys não me parece uma alternativa aceitável (apesar de o próprio professor utilizar smileys quando escreve no fórum da disciplina).

Fiquei um pouco mais descansado depois de enviar o e-mail, apesar de nervoso com o facto de ter que ir falar com o professor, que não é dos mais simpáticos. Só que não estava a contar com a resposta que recebi... O professor não vai estar pela faculdade durante esta semana, até aí tudo bem eu posso esperar, e o professor perguntou-me no e-mail qual era a questão... Eu bem tinha tentado evitar abordar a questão directamente no meu primeiro e-mail, mas depois desta resposta vi-me obrigado a colocar a minha dúvida no e-mail. Confesso que não foi tarefa fácil e não sei se ficou decente, mas agora já enviei e só me resta esperar pela resposta...

Para concluir acho que o "truque" está em mostrar que se pretende discutir a nota e não reclamar da nota, também é importante arranjar argumentos que justifiquem a nossa posição, não pode ser só dizer "não gostei da nota que tive".

Vamos lá ver como corre...

PS: Se subir 10% da minha avaliação global subo 1 valor na nota final... mas isso não vou usar como argumento... já que isso não é motivo para me subir a avaliação...

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»