sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Eu e as ambulâncias

Quando andava para aí no oitavo ou no nono ano alguém, que eu não me recordo quem era, disse-me que sempre que passava uma ambulância com as sirenes e as luzes ligadas devia-se cruzar os dedos (para que não fosse ninguém da nossa família) e tocar na cor verde (para que tudo corresse bem à pessoa que ia dentro da ambulância). Pois bem hoje eu posso afirmar sem rodeios que a pessoa que me disse isso me causou um trauma profundo e devia ser espancada até à morte!

Para além de ser uma superstição muito estúpida e ridícula é completamente presunçosa. Quem é que pode pensar que cruzar os dedos vai evitar que a pessoa que está dentro da ambulância seja da nossa família, será que alguém acredita que quando cruzava os dedos se a pessoa que lá estava era da família desaparecia de repente e era trocada por outra?! E quem é que pode ter a mania que tocar na cor verde fosse fazer com que a pessoa que lá ia ficasse bem, só se fossemos médicos e estivéssemos a caminho do Hospital para tratar dessa pessoa específica! Ou se fossemos Deus e "pronto, agora que toquei na cor verde a pessoa está Boa!"... Numa palavra… ridículo!

Só que eu era puto quando me disseram isso e então assimilei e fiz esses dois gestos conjuntos durante para aí três ou quatro anos, porque ficou intrínseco e quando não me dava jeito (se tivesse as mãos ocupadas por exemplo) fazer sentia-me um irresponsável e pensava "fodeu-se, aquele já era...por minha culpa!", mas aos poucos fui deixando esse vício de lado, primeiro deixei de tocar no verde e depois deixei de cruzar os dedos, apesar de ainda pensar nisso sempre que ouço e vejo uma ambulância a passar! Claro que espero que não seja alguém da minha família e que a pessoa fique bem e se safe... mas para isso é que tenho o cérebro, não vão ser dois gestos ridículos que vão tornar os meus pensamentos mais fortes!

E pensar que já me senti culpado por não fazer o ritual, era quem espancasse a pessoa que me disse isso!

Sem comentários: