quarta-feira, junho 08, 2005

Cheiros de Verão

O verão está mesmo a chegar, apesar de, com este calor, parecer que já está aí a bombar, e o ar começa a preencher-se com cheiros característicos desta estação! É bom, é melhor ainda junto ao mar, mas ir para a beira-mar durante a época de exames é meio caminho andado para não se estudar nada.

O calor aperta e os incêndios já começaram, já começa a ser hábito, um hábito verdadeiramente ridículo diga-se de passagem. Nos últimos dois anos o cenário agravou-se e admiro-me como é que há ainda tanto para arder, se calhar devíamos aproveitar que ainda temos alguma floresta para começar a pensar nela uns, largos, meses antes do verão! Tanto desemprego por este país fora, não seria uma boa ideia distribuir umas vassouras e outros utensílios e por as pessoas a limpar as matas? Era um emprego e era uma grande ajuda para os bombeiros, para já não falar da Natureza em si. Se existe a mãe Natureza não sei como é que ela nos atura aqui no nosso planeta. Deve ser por ser mãe...

Enfim...é estúpida a quantidade de incêndios que temos ano após ano...e os políticos, parece, que só pensam em meios de combate aos incêndios, será que são tão cegos que não conseguem ver mais além? Será que são tão tapados que não conseguem pensar a longo prazo e investir no nosso país! Proteger o que é de todos nós e que ano após ano se desfaz em cinzas...é triste!

Cheira a verão e é com pena minha que o cheiro a madeira e folhas queimadas começa a fazer parte da minha memória olfativa relativa ao verão.

Simão

2 comentários:

aldasilva disse...

E, só para complementar o que disseste, este ano temos menos um helicóptero de combate aos incêndios. Tínhamos dois operacionais (sim, esses tantos!), mas um avariou ontem e vai estar inoperacional por tempo indeterminado.
Já, agora, toda a gente sabe que, na realidade, pequenos gestos podem evitar grandes tragédias. Não é, concerteza, por falta de informação que ainda há pessoas a fazer queimadas por aí. Os meios de comunicação social adoptaram, como têm feito, mas este ano ainda mais, políticas de informação e alerta para os perigos do calor e da seca. Perigos não só (directamente) acerca da saúde pública, mas também sobre a natureza (que também, caso não saibam, afecta a saúde pública =P).

neelus disse...

a mim nunca me cheirou nd a queimado. mas de qualquer maneira por mim era tudo a arder pa fazer calorzinho. e depois nos sitios queimados construiam-se uma autoestrada para se xegar rapidamente a espanha ;)