domingo, junho 12, 2005

Movimentos populacionais

Eram seis da manhã quando, ontem, saí da faculdade. Mas antes de ir para casa pensei em ir ter com o meu amigo João Pedro à padaria Ribeiro, dos Pinhais da Foz, ele tinha ido para lá depois de sair do Mau-Mau (onde trabalha). Estava eu a caminho pela VCI a rapar um frio incrível e parece-me ver o carro dele a passar no sentido contrário, então como estava cheio de frio e não queria chegar à padaria e ele já lá não estar, resolvi voltar para trás e passar perto de casa dele, podia ser que o apanhasse a chegar a casa.

E foi no caminho para S. Mamede, aonde o Jonas mora, que eu vi uma estranha peregrinação. Homens, mulheres, míudos e míudas, famílias, pareceu-me, caminhavam em direcção de S. Mamede. Eram seis da manhã e não achei normal, aquilo era mesmo muito estranho. Não parecia que fossem todos no mesmo grupo, porque iam separados por largos metros, mas que iam todos na mesma direcção iam. Eram seis da manhã de um domingo e estavam perto de trinta pessoas espalhadas pelo caminho que vai desde a Senhora da Hora até S. Mamede de Infesta. Se fossem todos jovens se calhar estariam a voltar da discoteca mas, como já referi, pareciam-me famílias. Se calhar estavam a ir para alguma missa, mas às seis da manhã?

Num cenário de fantasia poderiam estar todos hipnotizados a caminhar em direcção ao seu mestre, ou talvez zombies perdidos na sua não-vida! Mas provavelmente a explicação é muito mais simples. Achei estranho, quem, como eu, dorme até perto do meio dia (ou mais...) pensa que às seis da manhã toda a gente está ainda na cama, tirando talvez um ou outro membro da sociedade, cuja vida profissional implica um acordar mais madrugador.

Foi estranho, será que alguém está a mobilizar as massas populares para conquistar o mundo? Era da maneira que isto ganhava mais acção...mas é uma ideia mirabolante demais para ser verdade, é pena...

Se alguém me souber dizer aonde as pessoas iam eu agradecia. Espero é que não tivessem a dar dinheiro lá no destino, porque se assim fosse eu também deveria ter ido!

Simão

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, acho que está esclarecido...segundo a minha mãe as pessoas tavam a cumprir uma promessa a Santa Rita, uma santa que segundo a minha mãe é a Santa das Causas Perdidas!! =P

Se tava tanta gente a ir a ermesinde, S. Mamede fica a caminho, é porque há muita gente que não está para se chatear e prefere pedir coisas a uma santa=P...e dp lá vão a pé cedinho cumprir a sua promessa...