terça-feira, maio 31, 2005

Eleições da Treta

Decorre hoje na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP, a segunda volta das eleições para a Direcção da Associação de Estudantes da FEUP, AEFEUP. Já só estão duas listas a concorrer, já que a terceira lista ficou para trás na primeira volta, mas o circo no corredor, junto à sala das mesas de voto, continua.

Faz-me imensa confusão o tipo de campanha que existe na FEUP, faz-me muitíssima confusão a caça ao voto que se vê nos dias de votação e faz-me mais confusão ainda o facto de isto ser igual todos os anos e ninguém fazer nada para mudar a situação.

No meu 12º andei na Escola Secundária Filipa de Vilhena e fiz parte de uma lista, fantástica por sinal (não só pelo facto de eu fazer parte dela;)), que concorreu à direcção da Associação de Estudantes lá do burgo. Tínhamos uma equipa muito porreira, que quase não se conhecia, e muitas ideias, mas acima de tudo queríamos fazer alguma coisa pela escola! Mas o importante para este post é que no meu 12º, na minha escola secundária a nossa campanha foi totalmente diferente da que acontece na FEUP, para melhor. Foi uma campanha totalmente informativa que pretendia chegar a toda a gente, mostrar que estávamos lá e que tínhamos um projecto no qual acreditávamos. Houve um debate bastante interessante e no dia das eleições não se montou o circo que se vê na FEUP, felizmente!

E então, depois desta experiência no secundário, imaginem o quão surpreso eu fiquei quando chego à FEUP e vejo como as coisas se desenrolam por cá. No meu primeiro ano na FEUP também fiz parte de uma lista e também andei a caçar votos, é verdade, mas não me orgulho muito disso.

Este ano, o meu terceiro aqui na FEUP, fui convidado, novamente, para fazer parte de uma lista, devido a problemas de tempo e ao facto de ter outras prioridades para o próximo ano lectivo optei por integrar a lista como suplente. Mas este ano disse aos membros da minha lista que não ia andar a caçar votos, que fazia campanha, falando com as pessoas que eu conheço para votarem na minha lista, mas no dia das eleições o máximo que poderia fazer, e que fiz, era falar com as pessoas que eu conheço e perguntar se já tinham votado e lembrando-as de votar...

não é estúpido que no dia das eleições de uma faculdade como a FEUP, com mais de 6 mil alunos, seja preciso lembrar as pessoas que é dia de votar?! E porque será que é preciso dizer às pessoas, uma a uma, que é dia de eleições?
É fácil responder... Isto acontece:
- porque se recebem cerca de 3 e-mail's diários de gente a dizer que perdeu uma pen-drive e não se recebe um único mail com o calendário eleitoral!
- porque se instalam três mesas, uma para cada lista, em frente ao bar central aonde se junta gente de cada uma das três listas numa pseudo-campanha, ao invés de tentarem chegar mesmo aos alunos...
- porque o debate eleitoral é anunciado com cerca de 10 horas de antecedência!
- porque os resultados da primeira volta são afixados no placar da AEFEUP, que está instalado no corredor da AEFEUP que é no terceiro andar do primeiro corredor, ou seja não é a caminho de nada... (Será que o mail dinâmico não podia ser usado em situações como esta? Vinha algum mal ao mundo?! Como será quando a AEFEUP mudar para o edifício novo?...)
- porque as associações passam e nenhuma tenta mudar este cenário, nenhuma lista tenta inovar e tenta chegar mesmo aos alunos...As listas para a AEFEUP são preparadas com duas semanas de antecedência...
- porque os estudantes que não vão votar dizem que se tão a cagar que as associações são todas iguais...mas citando Oscar Wilde aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo e também dispostos a continuar a não fazer nada...

E depois dos mais de 6 mil alunos só cerca de 2500 é que vão votar! E depois os eventos mais importantes da AEFEUP continuam a ser os FEUP Caffe's... e depois as campanhas continuam a ser uma merda e depois o relatório de actividades é apresentado no fim do mandato juntamente com o relatório de contas...

Numa palavra... RIDÍCULO!!!

Espero que no futuro isto mude...e se eu poder vou tentar contribuir para que mude...

Simão

Resposta a perguntas que podem surgir na leitura deste post:

- A lista da qual fazia parte ganhou as eleições para a direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Filipa de Vilhena, apresentamos um relatório de actividades no princípio do mandato e o de contas no fim do mesmo (e isto no secundário...). (A minha associação de estudantes recebeu uma Menção Honrosa do Conselho Executivo!! A primeira, para a associação de estudantes, na Filipa!)

- A lista da qual fiz parte no meu primeiro ano na FEUP ganhou as eleições. Demiti-me em Dezembro por falta de tempo e ter sentido pouco apoio na actividade que organizei. Mesmo assim gostei de fazer parte da associação.

- Juntei-me este ano à lista Z porque gostei de ouvir algumas das ideias de algumas pessoas nas reuniões da lista. Parece-me que é a melhor alternativa para a Direcção da AEFEUP, tem boas ideias e gente que está empenhada em trabalhar e em trabalhar bem.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho muitas saudades da nossa lista na Filipa. "O que faz falta" é tanta coisa, enumeraste (tal como eu) apenas algumas... :) Um abraço.

José Nuno Ferreira disse...

tb axo isto uma bergonha...a caça ao voto, principalmente..

e a aparente inactividade das assoc de estudantes...eu fui votar..para exercer o meu direito de voto...pk tb n tenho notado grandes actividades pela assoc(com o desconto d so ca estar ha um ano..)...mas vams ver no kisto da..

Anónimo disse...

Bons tempos, esses idos da Associação do puzzle! :) "o que faz falta é dar poder à malta, é o que faz falta..." Beijinhos grandes, com saudades, de uma companheira de lista :)

Anónimo disse...

Já são três os membros da extinta associação do puzzle que se pronunciaram neste post! As saudades também são fortes por aqui! FOi um prazer trabalhar convosco=) pena que não estejamos todos aqui na FEUP para nos relançarmo na aventura!=)

Um grande abraço para ti Cláudio, com quem tou todos os dias...=P, e beijinhos para ti Irene=)! Obrigado a ambos pelo comentário... e a ti também sky!=)

Simão

ps: os três sou eu, a irene e o cláudio

Marco Andrade disse...

Realmente é verdade! mas chegar mesmo aos alunos numa campanha penso k ñ é assim tão facil até porque os próprios alunos sentem um certo preconceito com as listas para a campanha e com certa razão, acho! Porque a partir do momento em k é eleito uma lista, ao longo do tempo a a.e. torna-se um espaço exclusivamente dos membros de cada associação, n só espaço físico como social o que supostamente ñ devia acontecer. Claro k falo no "geral". Eu estou presentemente numa lista para candidatura á a.e da escola superior de saúde jean piaget e gostava de saber ou obter ajuda de alguém experiente. quando dizes chegar aos alunos ou chegar a toda a gente referes te a quê propriamente? ou como?!