sexta-feira, maio 13, 2005

Ornatos Violeta



Foi em 1998, na recepção ao caloiro de Guimarães, que eu vi Ornatos Violeta pela primeira, e infelizmente única, vez ao vivo.

Não foi bem a melhor altura para assistir um concerto de uma banda que eu na altura desconhecia e que agora adoro. Eu tinha 14 (!!!) anos na altura e não gostei nada do concerto, eu estava ainda no princípio da adolescência e o tipo de música que eles tocavam, assim como as letras, eram mais destinadas a gente um pouco mais velha. Tocaram músicas do seu primeiro álbum, Cão, que são músicas super energéticas sobre a adolescência, mas uma adolescência mais madura que a minha, da altura.

Passado um ou dois anos tornei-me fã da banda, tendo comprado os dois álbuns que editaram, Cão e O Monstro Precisa de Amigos , tenho pena de não ter tido a oportunidade de os voltar a ver em palco e ainda mais pena de terem terminado o projecto, de que ainda hoje sei muitas das letras de cor.

Para além dos Ornatos nessa noite actuaram os Blasted Mechanism, que também vi pela primeira vez, ainda com o seu primeiro visual muito pouco high-tech, era ainda a lama que lhes cobria o corpo e não os fatos modernos de hoje em dia, com um som mais natural do que actualmente mas igualmente contagiante. Os Blasted apresentavam o EP Balayashi e tiveram uma presença em palco fantástica (algo que têm conseguido manter, apesar de todas as variações de estilo) e super irreverente.

Nessa noite adorei os Blasted e detestei os Ornatos, julgo que hoje adoraria ambas as actuações! Pena que hoje só seja possível encontrar os Blasted por aí...

Simão

PS: Outra coisa que me chama a atenção no bilhete é o preço para não estudantes 1000$00 aproximadamente 5€, aquilo é que eram preços de jeito!

3 comentários:

Anónimo disse...

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"... Grande José Mário Branco. :) ... Ornatos Violeta tinham uma imaturidade irresponsável musical e era impossível estar quieto ao seu som de Funk e Ska inovador. Nos Pluto sente-se outro estilo musical, mais rock... e bastante mais progressivo. Tinhas 14 anos?!.. Ena... já foi assim há tanto tempo?!.. A actual geração está perdida, ouve Fingertips e Toranja. :P .. Os meus cumprimentos.

Simão disse...

Fingertips é uma bosta, mas Toranja é fixe! Mas isso são opiniões...também, no outro dia, um rapaz que eu conheço disse que o melhor concerto que ele assistiu na queima foi o dos Fingertips....pelos vistos há mesmo gostos para tudo:|...é pena=P

Simão

João Belchior disse...

eu estava lá... no dia seguinte tive que fazer uma composição ... os meus 13 anos...

desde entao blated está no topo do top .... ;)